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Políticas, Práticas e Outros

O Projeto Pedagógico Institucional – PPI é o instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteia as práticas acadêmicas da FIURJ, tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, missão, visão, valores e objetivos.

O Projeto Pedagógico Institucional da FIURJ está em conformidade com o artigo 13, da Lei número 9394/96. Esse artigo trata da participação da elaboração da proposta pedagógica pelos docentes e todos os atores envolvidos e com a concepção de que o processo de planejamento, em uma perspectiva crítica de educação, extrapola a ação de elaborar um projeto tecnicamente recomendável e passa a demonstrar o compromisso da instituição, expresso na sua missão, em direcionar o processo ensino-aprendizagem para o alcance das finalidades da educação e para o desenvolvimento de saberes fundamentais. O PPI da FIURJ foi elaborado a partir de um processo de construção coletiva, envolvendo toda a comunidade acadêmica da instituição e a sociedade civil organizada, na busca de uma efetiva interação dialética de todas as partes com o todo.

A FIURJ elaborou o seu Projeto Pedagógico Institucional, de modo a considerar uma aproximação sucessiva e gradual dos pressupostos e da prática pedagógica, a fim de cumprir os dispositivos legais da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN e do Plano Nacional de Educação e demais dispositivos legais, além de respaldar-se nos princípios político-filosóficos e socioeconômicos dos movimentos da sociedade civil organizada, das demandas produtivas e da sua missão institucional.

O PPI tem por eixo essencial a organização acadêmica e didático-pedagógica articulada às políticas sociais, de ensino, iniciação científica, extensão, de gestão e de recursos humanos, todas em interfaces que garantam a unidade do plano de desenvolvimento institucional.